3º InFoco





O EVENTO

        A INNOVA Comunicação é a Empresa Júnior do curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba. Constituída apenas por graduandos do referido curso, foi fundada no ano de 2007 para proporcionar o aprimoramento profissional dos universitários. A Empresa Júnior visa promover o contato direto dos estudantes de Comunicação com o mercado de trabalho, incentivando-os a obter uma postura profissional empreendedora. Também é função da INNOVA fornecer aos seus membros as condições necessárias para a aplicação prática de seus conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação profissional.

     Coerente com essa proposta, a INNOVA volta a realizar neste ano o 3º InFoco, cujo tema é “Comunicação Digital: Os desafios da Comunicação para o século XXI.” Esta é a é a 3ª edição do seminário que é realizado pela INNOVA desde 2008 e que já adquiriu visibilidade dentro da UFPB como um dos principais eventos de Comunicação da universidade. A 1ª edição do evento ocorreu em julho de 2008 e teve como tema “O Estudante de Comunicação e o Mercado de Trabalho.”  Em outubro do mesmo ano, ocorreu a 2ª edição do InFoco, que teve como tema “Marketing político – A escada para a vitória” sendo ambos os eventos marcados pelo sucesso e pela adesão em massa por parte dos alunos. 


RELEVÂNCIA DO EVENTO

O mercado de trabalho para um profissional de Comunicação atualmente desponta como um dos mais concorridos de todos os segmentos profissionais. Ao passo que novas mídias  surgiram, como por exemplo, a Internet, há uma maior possibilidade de agregação destes futuros comunicólogos ao mercado profissional, que buscam sempre conhecer as necessidades das empresas e da sociedade. No entanto, o desconhecimento da capacidade dos estudantes – os futuros profissionais – por parte do mercado, não possibilita muitas vezes, que novas oportunidades surjam para que estes possam demonstrar e desenvolver o aprendizado acadêmico.

Pensando nos novos segmentos mercadológicos que vêm surgindo, a INNOVA Comunicação, Empresa Júnior de Comunicação Social da UFPB, pretende, através da promoção do 3º InFoco, estabelecer um diálogo entre os profissionais de Comunicação Social e áreas afins que desenvolvem seus trabalhos através da Web e das novas tecnologias da Comunicação  e os estudantes participantes do evento, preferencialmente os graduandos e mestrandos das habilitações de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas  da Universidade Federal da Paraíba.

É importante destacar a relevância do tema escolhido para esta edição do InFoco. Atualmente, cada vez mais a tecnologia está sendo agregada a informação. Na medida que novas ferramentas de comunicação vão surgindo, também surgem novas formas de se trabalhar as informações, o que conseqüentemente, também muda as formas que essas informações serão transmitidas e apreendidas pelo público.

As inúmeras redes sociais que proliferam pela internet – como o orkut, o twitter, facebook, entre outros – assim como os blogs, o jornalismo online, a propaganda e o comércio feitos através da internet agregam cada vez mais pessoas em torno de si, gerando discussões em torno da sua utilização e antevendo para um futuro próximo uma nova forma de utilização das novas ferramentas tecnológicas dentro da Comunicação.

         O surgimento de novas ferramentas – e de novos usos para elas – também provoca o aparecimento de novos tipos de profissionais na área, como por exemplo, os mediadores de redes sociais, as pessoas e organizações que usam os seus respectivos blogs como ferramentas de trabalho, e os profissionais encarregados diretamente de gerar conteúdo para a internet. Também destacamos a importância iminente de os estudantes, pesquisadores e profissionais destas áreas estarem atualizados sobre esse novo nicho de mercado que se abre para as áreas de comunicação organizacional, marketing e administração.

Este é apenas uma pequena parte do fenômeno que pretendemos discutir dentro do InFoco. O evento pretende suprir essa demanda, e a exemplo das suas duas edições anteriores, levar ao público participante novos conhecimentos e aprimoramento dos saberes já existentes. Através das palestras e discussões abordadas em torno do tema central do evento, procuramos também trazer ao público um novo olhar sobre um fenômeno que está a todo momento presente no nosso cotidiano. 


INSCRIÇÕES

O 3º InFoco irá ocorrer no dia 25 de agosto de 2010, data pré-estabelecida pela diretoria da INNOVA, como ideal para a realização do evento. O local escolhido foi o auditório do Centro de Tecnologia no campus I da UFPB, tendo início às 19:00hrs com o credenciamento. A taxa de inscrição custa R$ 5,00 reais e visa cobrir os gastos operacionais da realização do evento. As inscrições serão feitas a partir das 8h da manhã do dia 10 de agosto (terça-feira), e se prolongarão até o término das vagas disponibilizadas. As inscrições poderão ser feitas até as 18:00h do dia do evento, caso ainda existam vagas disponíveis. As inscrições serão feitas na sede da INNOVA, no prédio da coordenação do CCTA, com membros da empresa júnior, ou pela internet, através do blog da empresa júnior, que pode ser acessado pelo endereço virtual www.innovanaweb.blogspot.com.
Para efetuar o pagamento da inscrição feita online, cada aluno deve efetuar o depósito na conta da INNOVA Comunicação, cujos dados são: Conta número 28308-6 da Caixa Econômica Federal, Agência 0036 Operação 013. No caso da inscrição online, a confirmação será feita automaticamente após o envio dos dados e da efetuação do pagamento.

Para as inscrições presenciais, o pagamento será feito através dos membros da própria Empresa Júnior. Informações sobre as inscrições ou sobre o evento como um todo poderão ser obtidas através do e-mail: comunicacao.innova@gmail.com  


PALESTRANTES

RICARDO OLIVEIRAÉ consultor em comunicação digital, palestrante e mestrando em culturas midiáticas audiovisuais. Pesquisador das redes sociais e convergência de mídias, foi o responsável pelo marketing de mídias sociais do 13º Fenart, inovando na divulgação online de eventos em João Pessoa. Já participou de projetos-web da Universidade Metodista de São Paulo e atualmente gerencia o marketing digital do Sun Rock Music Festival. Saiba mais sobre ele:: http://diversita.com.br/palestras/sobre-ricardo-oliveira/ ou http://twitter.com/diversita


ÉRICA CHIANCA - É formada em jornalismo pela UFPB, assessora de imprensa do Sebrae, editora chefe da agência Sebrae de noticias no estado, sócia da Communicare Soluções em Comunicação e Eventos e professora da Funjope.
Saiba mais sobre ela: http://twitter.com/erica_chianca


FÁBIO ALBUQUERQUE - Relações Públicas, especialista em Estratégia e mestre em Marketing. Coordena Marketing da TV Tambaú e da Rádio Tambaú FM. Professor da FPB/UniPB.