terça-feira, 21 de setembro de 2010

o Ano Mágico do Cinema Francês

O SESC Centro João Pessoa, através do seu Setor de Cultura, apresentará no período de 21 a 27 de setembro, o Ano Mágico do Cinema Francês, um ciclo de debates que tem como principal objetivo a abordagem dos aspectos estéticos e estilísticos dos filmes franceses que, em 1959, alcançaram o ano mágico em suas produções. O evento acontecerá no Mini-auditório do próprio SESC e será aberto ao público em geral, mediante entrega de um quilo de alimento não perecível para o Banco de Alimentos do SESC/SENAC.

As discussões terão como ponto de partida palavras-geradoras que traduziriam esse momento, abordando desde o movimento da nouvelle vague do cinema francês à expressão do que quer dizer cada uma das obras. Os filmes serão debatidos por professores da UFPB, jornalistas e críticos da sétima arte de renome no Estado.

Os filmes serão exibidos ao meio dia, às 18 horas e às 21 horas, e os debates serão realizados a partir das 19 horas com abordagens sobre o amor, a margem, a compreensão, a verdade e o castigo.

• No dia 21/09 será exibido o filme Hiroshima Meu amor, dirigido por Alain Resnais e terá como debatedores o Luis Antônio Mousinho, Pedro Nunes e a Glória Rabay – Professores do Departamento de Comunicação/ CCHLA da UFPB.
• No dia 22/09 será exibido o filme Acossado que foi dirigido por Jean-Luc Godard e terá como debatedores o Sílvio Osias (Crítico/editor do Jornal A União) e a Virginia de Oliveira Silva, do Departamento de Habilitações Pedagógicas/CE/(UFPB).
• No dia 23/09 será exibido o filme Os Incompreendidos que foi dirigido por François Truffaut e terá como debatedores a Ana Elvira Steinbach Silva Raposo (Departamento de Habilitações Pedagógicas – Centro de Educação/ UFPB), o crítico João Batista de Brito e o coordenador e o professor do Departamento de Comunicação Social (UFPB), João de Lima.
• No dia 24/09 será exibido o filme Quem Matou Leda que foi dirigido pelo cineasta Claude Chabrol e terá como debatedores o Astier Basílio (Jornalista/ Jornal da Paraíba), Torquato Joel – cineasta e o presidente da Academia Paraibana de Cinema, Wills Leal.
• No dia 27/09 será exibido o filme PickPocket que foi dirigido por Robert Bresson e terá como debatedores o Claudio Paiva (Departamento de Comunicação) e a Jaldes Menezes (Departamento de História), ambos da UFPB.

Mais informações na sede do SESC - JP localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro ou ligar no telefone: 31 83 3208 - 3158.

Nenhum comentário: