quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Planejamento de comunicação e sua aplicação na metodologia de ensino


Como estudante e concluinte do curso de Relações Públicas consegui entender como a comunicação é de vital importância para o sucesso de uma organização, independente do seu porte estrutural e econômico. É dentro do curso que aprendemos a utilizar as mais diversas ferramentas para atingir com eficácia, eficiência e efetividade os nossos objetivos.

Mas como fazer para organizar todas as ações? PLANEJAR é a resposta ideal. Planejamento é a chave do sucesso para o profissional de Relações Públicas. Traçar os melhores caminhos, fazer uso dos melhores meios, criar ações corretivas e assertivas, prever possíveis erros futuros, diagnosticar sempre a saúde organizacional. Tudo isso faz parte do processo chamado planejamento.

E como esse processo pode ajudar dentro da metodologia de ensino?

Recentemente recebi a oportunidade de lecionar aula de língua estrangeira, inglês, no cursinho qual estudo e participei de um treinamento para aprender como passar o meu conhecimento de uma forma que o aluno possa entender. E dentro desse treinamento a palavra chave era PLANEJAR.
  • Planejar os melhores meios possíveis de transmissão de conhecimento, visando sempre o aprendizado do aluno
  • Fazer uso dos melhores meios didáticos que o curso oferece para facilitar o entendimento da língua estrangeira
  • Quando existe uma dificuldade, deve-se revisar as ações de ensino, buscando aprimorar as técnicas e também inovar
  • Prever futuros temas problemáticos, ou seja, pontos em que os alunos sentiram mais dificuldades para programar uma abordagem diferenciada
  • Elaborar um diagnóstico sempre ao final das aulas, visando detectar os pontos positivos e negativos, norteando assim as ações do professor
Ser estudante do curso de Comunicação Social com certeza me ajudou a aprimorar a metodologia de ensino que me foi passada, em que PLANEJAR tornou-se uma questão de sucesso, mas não só no meu curso ou no meu trabalho e sim na vida como um TODO.



Um comentário:

Narjara Xavier disse...

Puxa! Parabéns pelo Artigo Diego! Gostei muito! E parabéns pela ideia Paulo! Orgulho desse povo! =)