sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

As mídias sociais como aliadas do empreendedor




Mais do que nunca, as pessoas deixaram de ser apenas receptoras para se tornarem emissoras de diversos tipos de conteúdo. Tudo isso, graças a internet e a infinidade de ferramentas que ela oferece. É possível deixar de ser anônimo tendo apenas um computador, internet e criatividade.

Uma das grandes responsáveis por permitir esse fluxo de informações são as mídias sociais. Blog, Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin, entre tantas outras redes, ganham espaço não só no dia-a-dia das pessoas como nas estratégias de comunicação das empresas.   

Nesse contexto, mais do que uma forma de interação entre pessoas, as mídias sociais, se bem usadas, podem ser uma grande aliada dos empreendedores na hora de expor suas idéias para os seus potenciais clientes e parceiros a um custo muito baixo.

No entanto, para ganhar espaço é fundamental produzir conteúdo de qualidade, sem transformar seus produtos ou serviços em “spam”. Parece simples, mas algumas grandes empresas já fracassaram ao tentarem entrar nas mídias sociais.

As mídias sociais são poderosas e justas, ou seja, a audiência é determinada unicamente por interesse de outras pessoas em passar seu conteúdo (e, consequentemente, sua marca) pra frente. Enfim, um lugar onde gigantes e meninos duelam de maneira equilibrada.

Mas, afinal, quais são as atitudes que devem ser tomadas para ajudar no sucesso de uma investida nesse universo das mídias sociais?

- Seja diferente: em meio a uma infinidade de conteúdo disseminado nas mídias sociais a cada minuto, acaba ganhando espaço aquele que não faz apenas o que todos já estão fazendo. Um pouco de inovação pode fazer sua empresa se destacar.

- Espalhe sua ideia: Na Web podemos encontrar blogs, sites e perfis voltados para qualquer tipo de assunto e comandados, muitas vezes, por formadores de opinião. Fazer com que essas pessoas comprem a idéia da sua marca contribui para que ela seja repassada a muitos.

- Monitore para melhorar: De nada adianta tem um idea brilhante se ela não está chegando ao público que interessa. Analise os dados de acesso, comentários, etc, para constatar se o que tem  sido feito é lido/consumido. Desse modo, é possível aperfeiçoar as ações e aprimorar os resultados.

- Seja persistente: Ganho de reputação em mídias sociais não acontece do dia para noite, não pode parar e os resultados vêm aos poucos. Se você não mostrar consistência, todo o trabalho anterior pode ser perdido.

Fonte: Luíza Medeiros - Coordenadoria de Relações Públicas, Diretoria de Comunicação, Brasil Júnior

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