quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Código de Defesa do Consumidor e E-Commerce

As lojas virtuais são regidas pela mesma legislação aplicada às lojas físicas no que diz respeito ao Código de Defesa do Consumidor – CDC. Por isso, o lojista virtual deve estar atento às normas previstas nesta legislação para não ter problemas com suas vendas e nem prejudicar a imagem da sua loja. A aplicação da legislação difere apenas no que diz respeito ao Prazo de Arrependimento que no caso das lojas virtuais é maior. No resto é a mesma coisa.

Problemas em compras pela internet, assim como feita em lojas físicas, qualquer consumidor pode passar; como uma loja que prometeu e não entregou no prazo, o produto veio com vício ou trocado ou o que você comprou não tem nada a ver com a publicidade. vejamos então quais são os problemas mais frequentes nas compras realizadas na Internet.

O CDC é aplicado nas compras feitas via internet?

Quando o consumidor e fornecedor estiverem estabelecidos no Brasil, o CDC é de aplicação obrigatória. Se o fornecedor estiver estabelecido somente no exterior, sem filial ou representante no Brasil, alertamos que o consumidor poderá encontrar dificuldade de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.

Como comprovar a compra feita pela internet?

Todos os documentos eletrônicos são admitidos como meio de prova da relação contratual, sendo dever do fornecedor informar previamente os termos do contrato e permitir a sua impressão ou armazenamento digital. Recomendamos que o consumidor imprima os documentos que comprovem a relação contratual, como e-mails trocados com o fornecedor; pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, etc.

Desistência da compra

Toda compra feita fora do estabelecimento comercial, telefone, catálogo, internet, etc, dá ao consumidor o direito de arrependimento no prazo de até sete dias contados da data da assinatura do contrato, ou do recebimento do produto. Devolvendo o produto neste prazo, com informações por escrito e por AR – Aviso de recebimento, o consumidor tem direito à restituição integral do que pagou.

Qualidade do produto

A loja virtual responde pela qualidade do produto vendido ao consumidor, tanto quanto o fabricante. A loja virtual não pode se isentar de atender a queixa do consumidor, alegando ser defeito de fábrica. Afinal o consumidor não comprou o produto na fábrica.

Publicidade enganosa

Cuidado, se um produto anunciado no site e, ao recebe-lo, notar que nem de longe se parece com o anunciado, é propaganda enganosa, devendo o consumidor entrar imediatamente em contato com o fornecedor, não resolvendo procurar o PROCON.

Troca de produto

Não se aplica o prazo de arrependimento pela troca de produto. O CDC não obriga o fornecedor a trocar o produto por modelo, cor ou tamanho. Caso a empresa dê essa alternativa para o consumidor que seja feito por escrito e as despesas de envio(fretes) decorrentes desta opção do consumidor deve ser de sua responsabilidade.

Pode o site fornecer meu dados cadastrais para terceiros?

É dever do fornecedor proteger os dados e informações pessoais dos consumidores, não podendo divulgar ou repassa-los para terceiros, salvo se expressamente autorizado pelo consumidor, sendo abusiva cláusula contratual que imponha ao consumidor a obrigação de manifestar-s contra a transferência de seus dados cadastrais a terceiros, no temos da legislação em vigor.

Vale lembrar que o consumidor tem direito ao acesso às informações existentes a seu respeito em qualquer cadastro, banco de dados, fichas ou de dados pessoais a seu respeito, bem como sobre suas respectivas fontes, podendo exigir a correção de qualquer informação total ou parcialmente equivocada (conforme o artigo 43 do CDC)

Cuidados para comprar na internet

A par de todas as recomendações abaixo listadas, recomenda-se que o consumidor estabeleça um diálogo prévio com o fornecedor, de tal sorte que, na hipótese de ocorrer algum problema (atraso na entrega, produtos com problema, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, etc) saiba efetivamente como e quais serão os procedimentos a serem adotados.

Se o fornecedor sequer responder sua solicitação, atenção! Este é um alerta pra sua não contratação.

Portanto, recomendamos os seguintes cuidados:

  • Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do PROCON de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou familiares;
  • Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas;
  • Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;
  • Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança da compra;
  • Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra;
  • Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedito, etc;
  • Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
  • Verificar se há despesas como fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;
  • Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ. O consumidor pode checar se o CNPJ é válido e ativo no site da Receita Federal;
  • Exigir Nota Fiscal;
  • Imprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.


Fonte: http://www.blogdoecommerce.com.br/codigo-de-defesa-do-consumidor/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ENCENE 2011

O ENCENE 2011 se aproxima! Este ano o tema será sobre Mídias e Redes Sociais. As inscrições vão até 17 de agosto com valor promocional.




Objetivo:

Despertar o profissional de Comunicação sobre as novas demandas do mercado para o uso e domínio das mídias e redes sociais na gestão e compartilhamento da comunicação no contexto integrado



Palestrantes:


Gil Gardelli - CEO da Gaia Creative, especialista no mundo.com

Fábio Albuquerque - Relações Públicas, Gerente de Marketing da TV Tambaú

Luis Testa - Gerente de Marketing do Vagas.com

Flávio Schmidt - Presidente CONFERP e CEO da Prólmagem Consultoria de Relações Públicas



Mediadora:

Cassia Albuquerque - Consultora de RH na Alcance Soluções



Contato:

(81) 3221 0331
www.encene.blogspot.com
www.conrerp5.org.br
conrerp5@conrerp5.org.br


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Worshop sobre Negócio Sociais com André Chaves


Na última quinta-feira, aconteceu um workshop sobre Negócios Sociais ministrado por André Chaves (gerente de Negócios da EJA). Segue abaixo um breve resumo realizado pela nossa consultora Karen Katharine sobre o tema retratado:

Os Negócios Sociais são como as empresas se comportam perante a sociedade, de forma que possam reverter alguns problemas sociais em desenvolvimento humano utilizando os mecanismos de mercado. Portanto, as iniciativas sociais são os negócios economicamente rentáveis (buscando soluções para os problemas sociais).

Uma frase interessante que chamou-me bastante a atenção foi: "Para criar modelos de negócios que tragam impacto social positivo e resultados financeiros, é preciso INOVAÇÃO". Tal inovação não significa necessariamente dizer que é algo novo que tem q ser feito; basta desenvolver algo simples e que traga benefício, não só à empresa, mas também à população.


Segue abaixo algumas fotos tiradas da palestra:






www.artemisia.org.br
www.ejaconsultoria.com.br
www.linsfotografias.com.br


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Curso de Oratória


Curso tem como principal objetivo aprimorar as habilidades sociais e de comunicação, de forma a identificar a melhor forma de se colocar perante as pessoas com as quais interage, seja para se relacionar, apresentar palestras ou defender suas idéias de forma bem-sucedida através das técnicas trabalhadas no nosso treinamento; destinado à estudantes universitários e profissionais, que trabalhem diretamente com público, na apresentação de trabalhos acadêmicos, negócios, atendimento ao cliente, palestras, comunicação e organização de eventos. O valor do curso é R$ 50,00 Estudante e R$ 100,00 Profissional com uma carga-horária de 16 horas.

O Conteúdo Parcial:

• Vendendo sua imagem
• Aumentando seus níveis de persuasão e comunicação
• As diversidades do ser humano
• Fortalecendo sua auto estima
• 5 bons motivos para você escrever 1 livro
• Estruturando suas ideias
• Marketing Pessoal Avançado
• Apresentação Viva
• Os 4 Estados
• Calibração e Modelagem.
• PNL: conceitos básicos em direção a excelência
• Aberturas de Impacto
• Trabalhando com a Rejeição
• Conclusões de Impacto
• Metodologias de Linguagem
• Rapport

As INSCRIÇÕES serão abertas a partir do dia 08 de agosto na Sala do CAAD/UFPB, localizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB (CCSA/UFPB). VAGAS LIMITADAS!! Não percam esta chance!

Mais informações do curso pelos telefones: (83) 8721-2882, falar com Carlos Simões (Presidente CAAD/UFPB), ou (83) 8754-4239, falar com Andreson Ruan (Vice-Presidente CAAD/UFPB).

Facebook: http://www.facebook.com/event.php?eid=211217268925973

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NEGO - Negócios, Experiência, Gestão e Oportunidades


Site: http://nego.pbjunior.org.br

4 - O MEJ no Estado da Paraíba

PB Júnior









O MEJ paraibano é coordenado pela Federação Paraibana de Empresas Juniores, ou apenas PB Júnior. Fundada em 2001, a PB Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, gerida e constituída exclusivamente por alunos de graduação de Instituições de Ensino Superior da Paraíba (IES-PB).


MISSÃO

Representar, defender, acompanhar e promover o desenvolvimento das EJs paraibanas, integrando-as ao MEJ nacional.


VISÃO

Alinhar-se ao MEJ Nacional, e ser reconhecida pelo meio acadêmico paraibano como uma federação firme e atuante, que gera oportunidades e facilita o desenvolvimento das EJS do Estado.


VALORES

• Comprometimento;
• Competência;
• Transparência;
• A Ética Profissional;
• Foco nos Resultados;
• Bom relacionamento interpessoal.



ORGANOGRAMA


http://pbjunior.org.br/

EJA




A EJA, Empresa Júnior de Administração, é uma empresa de consultoria e assessoria formada e dirigida por alunos do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba, e conta com a orientação de professores na realização dos seus projetos. Há mais de 16 anos no mercado, a empresa vem se destacando por sua competência, qualidade, profissionalismo e busca por excelência refletidos em constante crescimento. Serviços como Pesquisa de Mercado, Recrutamento e Seleção, Programa 8s e Planejamento Estratégico e Plano de Marketing fazem parte do portfólio da empresa.

Uma das ações do Planejamento Estratégico da EJA-PB é ser mais transparente com suas ações para a comunidade acadêmica, clientes e sociedade de modo geral. Essa transparência se dar a partir da publicação do boletim informativo da empresa, o Informe EJA. Sua tiragem é bimestral e contem, além de notícias sobre o andamento da empresa, artigos sobre temas administrativos atuais escritos pelos próprios empresários juniores.

A entrada de novos membros para a EJA-PB se dar a partir do processo trainee, no qual são escolhidos os estudantes com os perfis mais adequados para ingressar na EJ. Cada membro que entra, aprende e repassa o conhecimento para os novos que seguem com o ciclo, garantindo que a empresa sempre contenha o aprendizado das experiências anteriores e renovação para continuar. Com a reestruturação dos seus componentes a EJA abre as portas para mais desafios, mostrando que seu crescimento sólido e notável resulta na qualidade de seus serviços, visando a satisfação de seus clientes em primeiro lugar enquanto serve a comunidade acadêmica transformando jovens talentos em profissionais preparados para o mercado.

http://www.ejaconsultoria.com.br/





Relembre:
Parte 1 - Como Surgiu o MEJ?
Parte 2 - O que é uma Empresa Júnior?
Parte 3 - O MEJ no Brasil





Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-empresa-junior-de-administracao-eja-ufpb-comemora-16-anos/13074/
http://federacaopbjunior.blogspot.com