quinta-feira, 14 de julho de 2011

3 - O MEJ no Brasil

No final da década de 1980, por iniciativa tomada pela Câmara de Comércio Brasil-França, o conceito de Empresa Júnior (EJ) chega ao nosso país.

No ano de 1988 nasce a primeira EJ brasileira, a Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas, sendo seguida pela Júnior FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pela Poli Júnior, EJ da Escola Politécnica da USP, que surgiram em 1989.

A Brasil Júnior é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores e foi criada em 2003 com a finalidade de propor e repassar diretrizes nacionais que devem ser adotadas pelas confederações estaduais de modo a regulamentar a atividade das EJs em âmbito nacional. Além disso, trabalha com um portal de colaboração e conhecimento, que promove a integração dos empresários juniores de todo o país.

Atualmente ela regulamenta cerca de 1000 empresas juniores espalhadas pelo Brasil, em mais de 2000 instituições de ensino superior. Estima-se que existam aproximadamente 23.200 graduandos envolvidos no Movimento Empresa Júnior, executando em média 2000 projetos por ano.


BRASIL JÚNIOR

A Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores - tem como finalidades representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. Ela é formada atualmente por 13 federações, representando 12 estados e o Distrito Federal.

Apesar de o Movimento ainda estar longe do seu ideal em termos de reconhecimento, a Brasil Júnior trabalha ativamente na sua representação frente à sociedade. Um exemplo é a participação no Conselho Nacional de Juventude, órgão ligado à Presidência da República.

A Brasil Júnior é o órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior, atuando para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior. As ações são desenvolvidas por sua diretoria e, em cada estado, por sua federação local.

A Brasil Júnior também trabalha para a integração do Movimento, reunindo as federações em reuniões e, principalmente, reunindo as empresas juniores ao realizar o ENEJ (Encontro Nacional das Empresas Juniores). Em 2011, o ENEJ será realizado em Foz do Iguaçu/PR, nos dias 10-14 de Agosto.


FEDERAÇÕES LIGADAS A BRASIL JÚNIOR


Link





























Nenhum comentário: