quinta-feira, 7 de julho de 2011

O MEJ – Como Surgiu o MEJ?

O MEJ – Como Surgiu o MEJ?

O Movimento Empresas Juniores está ganhando cada vez mais visibilidade dentro do cenário nacional, mas mesmo existe uma falta de organização na disponibilidade das informações sobre o mesmo. Então para auxiliar os estudantes que queiram ter uma maior noção sobre o Movimento será publicado aqui no blog uma série de informações relacionadas ao MEJ buscando suprir a curiosidade e a necessidade básicas de conhecimento.

Essa série de publicações será dividida em:

  • Como surgiu o MEJ?
  • O que é uma Empresa Júnior?
  • O MEJ no Brasil
  • O MEJ no Estado da Paraíba e a EJA
  • Principais eventos do MEJ Brasil e MEJ Paraíba



1 - Como Surgiu o MEJ?


O Movimento Empresa Júnior (MEJ) teve início em 1967 com a Junior Enterprise ESSEC em Paris, França. Os alunos criaram a Empresa Júnior (EJ) com o objetivo de sentir a realidade do mercado de trabalho, visando à busca de uma experiência profissional antes de se formarem e colocarem em prática suas habilidades e todos os conceitos aprendidos dentro do meio acadêmico.

Com a prestação de serviços de consultoria para empresas do mercado local, a EJ ESSEC conseguiu expandir esse novo conceito de empresa prestadora de serviços para o meio acadêmico francês, proporcionando a abertura de outras EJs nas áreas de engenharia, administração, comunicação e agronomia nas universidades francesas. Em 1969 foi criada a primeira Confederação Francesa de Empresas Juniores que já reunia mais de 20 empresas na época.


O modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente a partir da década de 80, sendo levado para outros países tal como Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. No ano de 1986, já existia aproximadamente 99 empresas juniores, tendo mais de 15.000 estudantes envolvidos, com mais de 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, um resultado extraordinário.

Há 42 anos que a EJ ESSEC vem mantendo seu padrão de excelência desde o seu surgimento, transmitindo conhecimento de mercado para os estudantes que a integram, servindo de exemplo para qualquer Empresa Júnior a nível mundial.

Próxima publicação dessa série será sobre O que é uma Empresa Júnior.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa_j%C3%BAnior
http://www.brasiljunior.org.br/mej/historico.html

http://www.junioressec.com/


Nenhum comentário: