segunda-feira, 3 de maio de 2010

O que é uma Empresa Júnior?


Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos formada apenas por alunos de cursos superiores. São criadas por estudantes de graduação de uma instituição e têm por objetivo promover melhor experiência no mercado de trabalho aos graduandos, estando às vezes,vinculadas a mais de um curso de graduação, ligados a mesma área.



A primeira Empresa Júnior surgiu na França no ano de 1967 e conseguiu atingir o mesmo sucesso de uma empresa normal. No Brasil, a iniciativa só chegou em 1987, no estado de São Paulo. Aos poucos se proliferaram e hoje existem cerca de 750 empresas juniores com mais de 23 mil universitários envolvidos. As EJ’s enquadram-se no terceiro setor da economia e, dessa forma, reduzem custos, oferecendo então, serviços de qualidade a baixo custo.



Para garantir excelência nos trabalhos, os estudantes têm o acompanhamento e orientação de professores das respectivas áreas de conhecimento, aprimorando assim, suas habilidades no campo. Ao sair de uma Empresa Júnior, adquire-se farta bagagem de experiências e conhecimentos. O graduado entra no mercado de trabalho com certa vivência em sua área, proporcionando qualificada mão-de-obra.

Algumas habilidades adquiridas em uma Empresa Júnior:



  • Administração de uma empresa

  • Organização do trabalho em equipe

  • Delegação de responsabilidades

  • Participação efetiva em reuniões de trabalho

  • Negociação com clientes, patrocinadores, fornecedores e parceiros

  • Exercícios de atividades financeiras e contábeis de uma empresa

  • Decisões sobre políticas de imagem e prospecção de negócios

  • Contato direto com problemas e situações da realidade empresarial


O dinheiro ganho é sempre reinvestido na empresa para cooperar em seu crescimento e cobrir os gastos feitos. ara criar uma EJ é necessário entrar em contato com a Federação Estadual de Empresas Juniores e estar de acordo com o Conceito Nacional de Empresas Juniores.



Fonte: Site da Fejesp

Nenhum comentário: