Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos formada apenas por alunos de cursos superiores. São criadas por estudantes de graduação de uma instituição e têm por objetivo promover melhor experiência no mercado de trabalho aos graduandos, estando às vezes,vinculadas a mais de um curso de graduação, ligados a mesma área.
A primeira Empresa Júnior surgiu na França no ano de 1967 e conseguiu atingir o mesmo sucesso de uma empresa normal. No Brasil, a iniciativa só chegou em 1987, no estado de São Paulo. Aos poucos se proliferaram e hoje existem cerca de 750 empresas juniores com mais de 23 mil universitários envolvidos. As EJ’s enquadram-se no terceiro setor da economia e, dessa forma, reduzem custos, oferecendo então, serviços de qualidade a baixo custo.
Para garantir excelência nos trabalhos, os estudantes têm o acompanhamento e orientação de professores das respectivas áreas de conhecimento, aprimorando assim, suas habilidades no campo. Ao sair de uma Empresa Júnior, adquire-se farta bagagem de experiências e conhecimentos. O graduado entra no mercado de trabalho com certa vivência em sua área, proporcionando qualificada mão-de-obra.
Algumas habilidades adquiridas em uma Empresa Júnior:
- Administração de uma empresa
- Organização do trabalho em equipe
- Delegação de responsabilidades
- Participação efetiva em reuniões de trabalho
- Negociação com clientes, patrocinadores, fornecedores e parceiros
- Exercícios de atividades financeiras e contábeis de uma empresa
- Decisões sobre políticas de imagem e prospecção de negócios
- Contato direto com problemas e situações da realidade empresarial
O dinheiro ganho é sempre reinvestido na empresa para cooperar em seu crescimento e cobrir os gastos feitos. ara criar uma EJ é necessário entrar em contato com a Federação Estadual de Empresas Juniores e estar de acordo com o Conceito Nacional de Empresas Juniores.
Fonte: Site da Fejesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário