sábado, 26 de junho de 2010

Entrevista com o Presidente da PB Júnior

Publicamos agora no blog uma entrevista exclusiva realizada com Dante Tomei, presidente da Federação Paraibana de Empresas Juniores, a PB Júnior. Na entrevista - que também será publicada na edição de julho do Alcance, o jornal mural da INNOVA - Dante falou sobre a sua trajetória como empresário júnior, o dia a dia do trabalho na Federação e o direcionamento que o MEJ toma atualmente. Confiram a entrevista:







1º: Atualmente você é Presidente da PB Júnior, a principal entidade representativa do MEJ aqui no Estado. Você pode nos contar como chegou até este posto?

Dante: A Presidência Executiva é o maior cargo do MEJ em um Estado, junto com o Presidente do Conselho Estadual. Para chegar até aqui, comecei como todo mundo: consultor júnior. Em 2008 fiz o trainee da EJA Consultoria (e só passei na segunda vez), depois disso fui Consultor de Planejamento Organizacional, logo após me tornei Coordenador dessa célula de trabalho, que concentrava os serviços ligados à Planejamento. Em 2009 fui convidado para integrar a Diretoria de Marketing, onde fiquei até julho desse ano. Ser empresário júnior é viciante, então após isso fiz a seleção para a Assessoria de Integração da PB Júnior, onde fiquei até dezembro. No caso da PB Júnior, o modo de seleção é por eleição. Me candidatei então à Presidência e fui eleito pelos conselheiros para o Ciclo 2010, onde estou até hoje!

Ao longo desses mais de dois anos, foi preciso muito trabalho e muita força de vontade. Não é sempre que os ventos sopram a seu favor então foi preciso realmente me esforçar bastante, principalmente para manter bons relacionamentos com absolutamente todas as partes interessadas, o que é bem difícil já que na maioria das vezes os interesses são conflitantes.



2°: Na sua opinião, quais as principais dificuldades que o Movimento Júnior enfrenta aqui na Paraíba?

Dante: As empresários não acreditam no potencial que tem. Quase sempre percebo que as pessoas estão esperando por uma resposta que está para chegar ou de uma futura oportunidade, quando na verdade elas já tem praticamente tudo o que precisam. Parar de esperar que a situação melhore e trabalhar com o que tem é um bom ponto de partida e garanto que atingirão ótimos resultados. É a velha história de "minha empresa está em reestruturação". Quando ela percebe que essa reestruturação não tem fim, geralmente é tarde demais para aproveitar tantas oportunidades perdidas.

3°: Atualmente, qual seria o principal desafio do MEJ, tanto a nível local, regional e nacional?

Dante:O planejamento do MEJ no Brasil inteiro é integrado. É o que chamamos de "Planejamento Estratégico em Rede", onde as diretrizes da Confederação são desdobradas para as Federações e destas para as EJs, o que praticamente forma uma das maiores redes de empresas e instituições planejadas conjuntamente que temos no país. O planejamento também é feito por "Ciclos" e em 2010 entramos no Ciclo SOCIEDADE. Hoje os maiores desafios para todos são realmente a respeito da inserção do Movimento na Sociedade. É dar vistas ao MEJ para que o Movimento atinja sua visão: ser um movimento reconhecido pelos diversos atores da sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados. Para isso, todos trabalhamos principalmente com a regulamentação das Empresas, para que elas possam trabalhar corretamente e obter credibilidade perante a sociedade. Projetos nacionais como o Selo BJ, Censo, E-Pratikas e os regionais como a #Rede de Empresas e os programas de Desenvolvimento das EJs (no nosso caso, o PROJúnior) também trabalham com esse foco.

4º: Com que estratégias a Federação busca sanar alguns dos problemas comuns a muitas EJs paraibanas e alavancar o seu desenvolvimento?

Dante: A regulamentação é realmente a base dos trabalhos e é onde todos procuram atuar, enquanto outras frentes cuidam dos projetos com impacto no critério Sociedade. No caso da PB Júnior, temos duas iniciativas diretamente ligadas à Sociedade e Regulamentação simultaneamente: a primeira é o apoio institucional das Universidades, para garantir que as Empresas sejam reconhecidas oficialmente como programas de extensão. O segundo é a participação da PB Júnior em eventos de negócios e as referências ao MEJ que temos na mídia de forma geral, para fazer com que as outras empresas procurem empresas juniores para a prestação de consultorias gerando negócios para EJs.

5°: Na sua opinião, sobre quais pilares o empresário júnior “ideal” deveria fundamentar o seu trabalho?

Dante: Comprometimento. Competência todo mundo tem de uma maneira ou de outra, mas oportunidade não é para todos. É preciso se comprometer para poder aproveitar as oportunidades geradas. Hoje em dia, ainda percebemos que há empresários juniores que simplesmente não se importam com o que fazem, o que acaba se tornando prejudicial para os outros, mesmo que ele não perceba. Quando alguém resolve se candidatar para participar de uma empresa, os empresários que já trabalham lá estão investindo tempo e energia para capacitar o então aluno para se tornar um empresário júnior. Daí, o empresário passa a cooperar com uma série de atividades, não só com a Empresa que ele participa, mas com o Movimento de uma forma geral. Todos temos objetivos dentro das Empresas, dentro das Federações, dentro da Confederação e de uma forma geral uma missão e uma visão compartilhada do MEJ. Quando alguém resolve não cooperar com isso ela passa a gerar dificuldade para os colegas. Daí a importância de estar comprometido e integrado a todos.

6º: Como está o cronograma da PB Júnior para este segundo semestre? Que eventos estão previstos para acontecer aqui na Paraíba em 2010?

Dante:Apertado! O que é ótimo para os empresários. Em setembro temos o Sábado Júnior aqui em João Pessoa, que deve aumentar o porte esse ano podendo inclusive durar o fim de semana inteiro. Em outubro temos a Expo Júnior, que será uma feira de divulgação do MEJ dentro das Universidades. No Nordeste temos o compromisso entre as Federações de sempre que possível, participar dos eventos de todos. Então isso preenche bastante o calendário. Dia 03 de julho começamos com o Conectividade, que será realizado em Recife. De 04 a 08 de agosto temos o ENEJ - o Encontro Nacional de Empresas Juniores que esse ano será em Costa do Sauípe, na Bahia. Em setembro o nosso Sábado Júnior e de 21 a 24 de outubro temos o ECEJ, o Encontro Cearense que esse ano será em Fortaleza. Fechamos o ano com o EPEEJ, o Encontro Pernambucano de 12 a 15 de novembro que será na Ilha de Itamaracá. A expectativa é que uma delegação da Paraíba esteja presente em todos os eventos. As programações que estão sendo feitas são da qualidade de sempre: networking e boas práticas em primeiro lugar.

7°: Para concluir, que conselho você daria ao empresário júnior que acabou de ingressar no MEJ? E que mensagem você deixaria para os “veteranos”?

Dante:Para os novatos, pensem como os veteranos: não seja simplesmente um consultor, mas participe do MEJ. Procure entender o que significa a palavra "Movimento" e garanto que sua passagem nele será extremamente proveitosa. Para os veteranos, pensem como os novatos. Quando passamos a ver nosso trabalho como uma novidade todos os dias, ele se torna cada vez mais prazeroso. O MEJ é como um círculo, não tem início nem fim. É um estado de aprendizado constante em que, quem se dedica garante bons diferenciais competitivos ao mesmo tempo que transforma a situação do ambiente em que vive para algo muito melhor.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a INNOVA pela entrevista, gostei bastante. Conheço Dante de longas datas, e realmente sou testemuna do seu crescimento profissional. Concedeu uma entrevista maravilhosa, que coseguiu definir bem o que é o "Movimento" e o mundo em que nós empresários juniores estamos inseridos. É tudo muito rápido e devemos agarrar as oportunidades, o esforço e a dedicação são fundamentais para se chegar aos objetivos. Ser um Emp. Junior é um orgulho pra mim, cada dia que passa acompanho o crescimento do movimento e fico impressionado. Realmente, devemos acreditar no nosso potencial, e levar a bandeira da Paraíba para o Brasil. A PB tem tudo para crescer, estamos em um bom ritmo de evolução. Acompanho algumas EJ´s pelo Brasil, e vejo que estamos indo bem. A Paraíba tem potencial, basta acreditarmos nisso. Se todos os Emp. Juniores tiverem confiança em seu trabalho podemos alcançar patamares nunca vistos. Vamos juntos, com confiança!

Ítalo Guimarães
EJA consultoria